quarta-feira

Ética na Bienal do Livro


No domingo estive na Bienal do Livro e fui ao Botequim Filosófico (ótimo este nome).
Lá participei de uma discussão sobre ética onde estavam o Antropólogo Gilberto Freire, o jornalista do jornal O Globo Merval Pereira (adoro a coluna dele e fui por isso!) e o Senador Eduardo Suplicy.
Foi bom ter ido para ouvir aquilo que acredito ser a saída para os desmandos políticos que assistimos em nosso país: EDUCAÇÃO.
Em nosso país a massa da população não tem acesso a educação e cultura. O sistema educacional, na minha opinião é ineficaz. O Ensino Fundamental não forma consciência, ela se dá a partir do Ensino Médio. Se o atual governo tem maioria de aprovação mesmo em face a tantos escândalos, como mensaleiros, Renan Calheiros e tantos outros, é porque nossa massa populacional não consegue ter discernimento quanto às questões políticas que envolvem este governo. Nosso povo apoia o governo atual muito por suas ações assistencialistas. Nesta semana Lula comemorou o fato de que o bolsa família vai aumentar o número de atendidos, quando ele só teria motivo para comemorar uma diminuição de favorecidos, o que demonstraria que seu governo pratica políticas que fazem com que tantos não precisem de bolsa esmola (é o que acho dela!). Comemorar o aumento neste atendimento é passar atestado de ineficiência, pela incapacidade resolver os problemas do país, que, em última instância fazem com que tenham que sustentar a população aos quais não conseguem prover condições de emprego para seu próprio sustento.
Eduçação - com ela o povo saberá votar melhor e escolher representantes para legislar em benefício do povo, e não em benefício próprio. E quando por ventura cometerem um erro de escolha, entenderão a necessidade de tirá-los de onde foram colocados.

A quem serve o atual estado de coisas neste país?
Aos 46 senadores responsáveis pela absolvição do Senador Renan? Certamente!
Aos mensaleiros e aos Deputados que os absolveram? Certamente!
Menos ao povo, nem mesmo à conclamada elite.

Bom dia amigos. É necessário refletir.
beijos.

Nenhum comentário: