quinta-feira

Vida no Campo


Nossa sociedade hoje se caracteriza pela progressiva urbanização.

Estamos cada vez mais afastados da natureza, estamos cortando nossas raízes, afinal, somos filhos da terra.

Há os que tem lembranças e saudades dos tempos vividos no campo, afastados dos centros urbanos. Mas há também aqueles que desconhecem tal experiência.

Vivenciar a natureza, a simplicidade da vida rural. Sua beleza.

Essa é uma experiência especial, em qualquer idade.

Passear a cavalo, ver a ordenha de uma vaca, conhecer uma horta, percorrer as trilhas das matas e se maravilhar com a paisagem de vales e montanhas. Caminhar lentamente com a mente alerta, que é um verdadeiro presente para a alma.

Atividades simples como buscar gravetos para acender o fogão de lenha, buscar couve na horta para o almoço, levar a vasilha do leite no curral, procurar moranguinhos silvestres que crescem na beira dos campos.

Quantas crianças da cidade nunca tiveram a chance de ter a infância que eu tive, na fazenda.

Acredito que para as crianças é muito importante o contato com a natureza, traz a consciência da necessidade de preservação. O contato com os animais, as plantas, o modo típico da vida no campo, contato direto com a simplicidade da rotina de quem vive na roça. Tomar o leite direto da vaca, ou comer aquela comidinha feita no fogão de lenha. Acordar com o galo cantando, os animais, os pássaros que fazem a festa no amanhecer. O cheiro do mato, da chuva, a beleza dos recursos naturais.

As noites na fazenda são escuras e o céu nos chama atenção, com as estrelas que brilham com muita intensidade. Você observa as constelações, o cruzeiro do sul, as três marias, e se tiver sorte mesmo verá uma estrela cadente cruzar os céus. Tem também os vagalumes que piscam-piscam...

O silêncio impressiona. Ele é tão presente que silencia qualquer conversa.

Não percam tempo, se embrenhem numa roça e vivam um pouco na naturalidade e simplicidade do campo.

bjs


Nenhum comentário: