quarta-feira

Ele é Ministro da Contracultura


Este foi o título, em destaque, na primeira página do principal jornal de Montreal sobre a Palestra de nosso Gilberto Ministro da Cultura Gil na última sexta feira aqui em Montreal.

Convidado pela Universidade McGill para encerrar um ciclo de Conferência sobre a identidade do Canadense, sob o nome "Are we Americans?"*, Gil abordou a difícil tarefa de fazer convergir interesses antagônicos como o desejo do povo por cultura grátis na internet e o direito dos artistas que vivem disso.

"Este é um movimento político maior que o movimento de contracultura dos anos 60." Disse Gil em referência ao movimento que ele mesmo ajudou a criar na década de 60, o Tropicalismo**.

A idéia principal é incluir a questão da cultura no centro dos debates entre comunidade e governo, buscando novas maneiras de se ter acesso à informação, ferramenta indispensável frente às novas demandas do Século XXI. Essa é a essência de suas idéias, conectar a questão da cultura com o desenvolvimento econômico.

A palestra de Gil por aqui veio no momento em que este país está experimentando grandes mudanças em sua própria lei de direitos autorais.
No ano passado, sob pressão de gravadoras, estúdios de cinema e empresas de software, o governo federal estava pronto para passar a nova lei de Copyright mas, com receio de que a nova lei fosse repetir a já revisada lei americana, e que foi criticada como restritiva, os Canadenses se mobilizaram para exigir consulta pública.

E é justamente a isso que se refere nosso Ministro: "Uma múltipla discussão sobre o que pode e não pode ser feito. E isso não pode refletir um único setor da economia."

Bom, como se diz..."quem viver verá!"

Abração


* http://www.mcgill.ca/culture2008/
** http://pt.wikipedia.org/wiki/Tropic%C3%A1lia

Nenhum comentário: