domingo

Com simples ações fazemos nossa parte.











Esta semana eu estava num daqueles engarrafamentos na linha amarela observando tantos carros com um só motorista.

A urgência de nossos dias nos faz menos inteligentes.
Assistimos congelados à questão gravíssima da deteriorização do meio ambiente e, apesar de concordarmos com o que precisa ser feito, damos muito poucos passos nessa direção, nós próprios, inclusive eu, com as armas que dispomos.

Não é fácil.
A principal saída seria utilizar transporte público.

Retirar carros da rua e diminuir a emissão de CO2 passa muito por políticas corretas de transporte público, ineficazes, neste caso, até aqui.

O trânsito no Rio por exemplo, só se salva daqui por diante se o Estado colocar nas ruas sistemas de transporte eficientes, mas não somente ônibus que enchem as ruas da cidade ajudando a enlouquecer o trânsito. Precisamos, sobretudo, de transporte rápido para escoar a população de casa para o trabalho com algum conforto e agilidade. Senão, o cara vai continuar tirando seu carro da garagem e rodando sozinho para o trabalho.

A saída é investimento em metrô, trem bala, metrô de superfície, sei lá mais o que...! Que são transportes de massa que agilizam a vida do cidadão. Andar de ônibus no Rio é um tormento: faz calor, o barulho é insuportável, os motoristas mal educados que ficam acelerando o ônibus enquanto o passageiro está entrando, sem falar de você fazer estágio de sardinha, espremido, de pé, no corredor, nos horários de pico de trânsito.

Ufa! Que desabafo!

As opções que nós cidadãos podemos promover nós mesmos são muitas, mas é necessária uma mudança de mentalidade.
O que poderia ser?

Pool de carro - no seu prédio ou rua sempre haverá alguém que vai para o mesmo destino que você. Combinem entre 2 ou três pessoas, cada dia um tira seu carro da garage e leva outros 2.
Já pensou na economia de emissão de CO2 de seu próprio carro, ou ainda, no seu bolso? Quanto economizaria em combustível?
Bicicleta - Usado de forma ocasional, a bicicleta pode ser usada como meio de transporte para aqueles que moram em locais próximos ao trabalho.
Os benefícios são muitos: o custo de uma bicicleta e sua manutenção são infinitamente mais baratas que um automóvel, não poluem, não pagam estacionamento, e, de bônus você melhora sua saúde.
Caminhar - É opção também, caminhar até o shopping do seu bairro, ir a pé para o colégio ou até mesmo ao trabalho tem muitas vantagens. Economia no bolsa, saúde melhor.

Em todas essas opção você estará salvaguardando o planeta que vive e onde certamente viverão seus netos, bisnetos e tetranetos.
Reflita sobre isso!

Nenhum comentário: