domingo

Educador Agroflorestal



Esta casa já falou sobre a importância das novas técnicas de exploração dos recursos naturais, onde exista interação sem prejuízo para meio ambiente.

Assitindo hoje uma matéria no canal Futura (canal indispensável hoje em dia) sobre uma Estação Científica na Amazônia, o repórter deu uma super dica de site:

http://www.agrofloresta.net/





Dos diversos assuntos super interessantes, me chamou atenção a do Educador Agroflorestal.

Mas o que é isso?

Em linhas gerais, um educador agroflorestal parte da realidade local, valoriza as potencialidades e os conhecimentos das pessoas envolvidas, busca soluções em conjunto, compartilha conhecimentos, viabiliza processos de troca de experiências, experimenta junto, coloca a “mão-na-massa”, demonstra e procura estar sempre atualizado. O educador deve ser um catalisador e mediador de processos, buscando a co-responsabilidade para a auto-gestão, na construção de conhecimento e na solução de problemas e no planejamento futuro.

A metodologia do educador agroflorestal, utiliza ferramentas didáticas adaptadas ao universo dessas comunidades, geralmente de baixa renda e baixa escolaridade, porém com amplo conhecimento empírico. O uso dessas ferramentas didáticas é fundamentado por uma metodologia de educação agroflorestal de caráter construtivista e sócio-interacionista, inspirada em Paulo Freire, que proporciona a construção do conhecimento por meio de trocas de experiências, ampliação do diálogo e valorização do saber tradicional.

(fonte: agrofloresta.net)

Para interessados no assunto, um site imperdível.

Nenhum comentário: