quinta-feira

Colocando a mão na consciência



Mudar um hábito coletivo requer fazer com que pessoas possam repensar o que significa determinada ação praticada, digamos, por inércia.
Em outras palavras: 0nde repercutem nossas ações?

A grave questão ambiental que nos envolve a todos começa a fazer brotar iniciativas simples que buscam não só acões tópicas, mas sobretudo, mudança de hábito.
A médio prazo, gerações futuras estarão pensando, em cada atitude que tomarem, na manutenção dos recursos aos quais dependemos para viver.

Por isso, é oportuníssima a idéia já difundida em tantos países de se dar um basta no uso das sacolinhas plásticas descartáveis. Aquelas dos supermercados. Porque não reutilizar uma sacola repetidas vezes, ajudando assim, a não piorar a questão ambiental?
Levando sua própria sacola ao supermercado, à padaria, à feira, à farmácia...você vai estar ajudando efetivamente a diminuir o impacto no meio ambiente.

Gosta de estatísticas? Aí vai:
-Sacolas plásticas levam até 1.000 anos para se decomporem no meio ambiente;
-Feitas de polietileno, um subproduto do petróleo, elas não são biodegradáveis, contaminam rios, lagos e oceanos;
-Centenas e milhares de peixes, tartarugas e outros animais marinhos morrem a cada ano por comerem plásticos descartáveis pensando ser comida.

Esta semana, inspirada na iniciativa de países como Canadá, Nova Zelândia, Austrália e muitos outros....a Prefeitura de São Paulo deu início a campanha pelo uso de sacolas reutilizáveis (a sacolinha da foto), e convidou vários estilistas para criarem sacolas.
Boa iniciativa?
Uhmm, sei não, sacolas de 30, 40, 50 reais? Meu receio é que isso se transforme em um modismo (o Brasil é sujeito á isso), e a razão primária se perca.

Aqui no Canadá, onde a pessoas estão mais maduras quanto a esta prática (pelo menos entre as pessoas que conheci), você vai aos grandes supermercados, farmácias, padarias, e, a maioria delas tem enormes sacolas reutilizáveis a 99ç de dólar.
Você começa a mudar a consciência de uma pessoa, primeiramente não mexendo no seu bolso.
É necessário envolver associações de lojistas, de supermercados, do comércio para defender essa idéia de forma abrangente.
Os empresários do comércio não podem esperar lucro com a venda dessas sacolas. E se ele se perguntar:" então o que lucro com isso?" O lucro vem do fato da comunidade saber que aquele estabelecimento se preocupa com o planeta e com o meio ambiente de forma geral. Outra coisa é a propaganda grátis, o consumidor sai da loja carregando a sacola com o logo da empresa, e olha que essas sacolas duram cerca de dois anos.

Eu, pessoalmente, estou muito disposta a jamais voltar a usar as sacolinhas descartáveis novamente.

REDUCE, REUSE, RECYCLE...RETHINK, that's it!
1- Reduzir - freando a mania de consumir desnecessariamente...
2- Reutilizar - otimizando o recurso...
3- Reciclar - transformando em novo recurso...
4- Repensar - velhos hábitos

A Marilia manda um beijo para os seus, um beijo na Alice, na Maria Julia e nas crianças (Bernardo e Renata), a Cheryl aproveita pra também mandar lembranças pra todo pessoal...Adeus!

(plágio, hehehe!)

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