sábado

Transporte Público

Este é o traçado do metrô de Montreal, com 4
linhas para diferentes zonas da cidade . As linhas
fininhas marcam o traçado das linhas de trem que
convergem para estação de baldeação.


Estações de Metro ligam interligam todas as zonas da
cidade.

Com este cartão mensal você tem acesso a Metro, Ônibus
e Trem ilimitados número de vezes.

Trens modernos de dois andares podem carregar cerca
de 1500 pessoas em um composição de 5 vagões.


Falamos aqui tempos atrás da necessidade de uma política eficaz de transporte público no Rio de Janeiro, aproveitando o traçado já existente que cobre quase toda área do subúrbio carioca, remanescente da RFFSA (Rede Ferroviária Federal)e, linkando com o Metro. Evidentemente, concluindo planos de expansão.

Não dá pra deixar de citar a eficácia do transporte público aqui em Montreal, uma vez que eu mesma tenho utilizado diariamente este serviço.
Moro distante do centro da cidade, onde estudo. E minha opção mais ligeira de transporte é: Trem/Metro. Poderia ser Ônibus/Metro. Minha casa dista 20 km do centro, como da Barra pra Zona Sul. Como não utilizo o ônibus, pois fico sujeita ao tráfego, faço este percurso em 35 minutos nos horários de 'rush'.

Pra falarmos sobre custo disso, se você usa o trasporte regularmente, pode comprar o bilhete de integração de sua zona de habitação. Com ele você viaja o mês inteiro de Trem, ônibus ou Metro ilimitados números de vezes. Por exemplo para a área que moro, pago o equivalente a 167 reais. Frente a renda do Canadense, isso é realmente barato.

E todos utilizam o transporte público, do empresário ao torneiro mecânico. É cultural, poucos são os utilizam seu próprio carro para ir trabalhar.
Vale citar, ou não vale?
beijos

Nenhum comentário: